Close

Linha do Tempo

Ao longo de mais de 25 anos de trabalho, o Instituto Rede Terra é reconhecido pela sua atuação e pelos resultados alcançados. Esse reconhecimento vem em forma de premiações, certificações, matérias na imprensa e em reconhecimentos públicos.

2021
janeiro

Programa de Turismo Sustentável em Brumadinho

Rede Terra foi selecionada pela Vale S/A para executar o programa que desenvolverá ações nas áreas de: governança turística, aprimoramento da competitividade turística, reestruturação de eventos turísticos, financiamento da cadeia produtiva e fortalecimento do turismo rural e turismo de base comunitária. Com duração de 36 meses, o programa integra a estratégia de transformação de Brumadinho e ações de reparação integral e superação da minero dependência.
2020
dezembro

RESTAURAÇÃO DA ORLA DO LAGO PARANOÁ EM BRASÍLIA

Restauração da Orla do Lago Paranoá em Brasília.
2019
outubro

Aproveitamento produtivo de faixa de servidão de Linha de Transmissão

Estudo de viabilidade econômica para implantação de hortas comunitárias e outras produções rurais em faixa de servidão de Linha de Transmissão, em São Luis – MA e em Parauapebas – PA
setembro

ABERTURA DA FILIAL NO PARÁ

ABERTURA DA FILIAL NO PARÁ. Para darmos suporte aos trabalhos realizados no Estado do Pará abrimos nossa filial no município de Parauapebas. AÇÕES NO MARANHÃO. Iniciamos no ano de 2019 nossas atividades no estado do Maranhão
setembro

Monitoramento socioeconômico pós mudança

Pesquisa com mais de 100 famílias rurais removidas involuntariamente pela implantação de projetos de mineração no Sudeste do Pará.
março

Censo em acampamentos de reforma agrária

Rede Terra setor privado e público na realização de censo e cadastramento de 1.800 famílias acampadas em imóveis rurais no sudeste do Pará.
janeiro

Rompimento da barragem em Brumadinho

Nas primeiras 24 horas após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Fundão, equipe da Rede Terra se desloca ao território e inicia processo de acompanhamento dos impactos e do risco social decorrente do rompimento.
2017
setembro

VISITA INTERNACIONAL

Rede Terra recebeu uma delegação do Governo da Espanha que, acompanhados por representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, vieram conhecer a nossa experiência com implantação de tecnologias sociais e comercialização nos programas institucionais.
2016
dezembro

A Voz dos Atingidos de Belo Monte

Em parceria com a Fundação Viver, Produzir e Preservar a Rede Terra entrevistou mais de 1.000 famílias moradoras dos Reassentamentos Urbanos Coletivos (RUCs) e Reassentamento Rural Coletivo (RCC) em Altamira – PA, criados em decorrência da UHE Belo Monte. O Projeto contou com recursos do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX) e com mão de obra local, com jovens moradores dos bairros populares de Altamira que foram capacitados para pesquisação. Ao final, foram realizados mutirões de cidadania nas comunidades, aproximando o poder público e empreendedor das comunidades.
setembro

CERTIFICAÇÃO

CERTIFICAÇÃO. O Instituto Rede Terra obteve certificação na qualidade de prestador de serviços da Vale S.A. Rio de Janeiro/RJ. VISITA DE PARCEIRO. Natalino Oldakoski, Secretário Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego, para participar do Encontro de Parceiro da Rede Terra. Cristalina/GO.
2015
setembro

MATÉRIA EXCLUSIVA

O jornal O Popular publicou matéria exclusiva sobre o trabalho da Rede Terra na recomposição de áreas degradadas em Goiás. CELEBRAÇÃO NACIONAL. Em conjunto com os parceiros, a Rede Terra, participou da cerimônia do plantio da muda nativa do Cerrado de número 1 milhão, no âmbito do Programa São Bartolomeu Vivo. ECONOMIA SOLIDÁRIA. Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego, foi a Rede Terra conhecer as experiências em canais curtos de comercialização. VISITA INTERNACIONAL. O fundador do movimento internacional Slow Food, Carlos Petrini, visitou a Rede Terra para conhecer nossa experiência com o turismo rural de base comunitária.
2014
maio

Café na Torre de TV de Brasília

Rede Terra apoia a incubação do café de produtos orgânicos e da agricultura familiar no hall da Torre de TV de Brasília, um dos principais cartões postais da capital federal.
março

Quitandas da agricultura familiar

Rede Terra atua na implantação das Quitandas da Agricultura Familiar, circuito de feiras de alimentos saudáveis em renomados cafés, restaurantes e pontos turísticos do Plano Piloto, em Brasília. Aproveitando a escala bucólica do projeto de Lúcio Costa, a Rede Terra colaborou na integração entre a cidade parque e os produtores rurais da região.
2011
setembro

PREMIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicos e Social (BNDES) certificaram e premiaram uma tecnologia social desenvolvida pelo Instituto Rede Terra. Brasília/DF. LANÇAMENTO DE LIVRO. O Programa São Bartolomeu Vivo lançou o livro “São Bartolomeu – preservação e recuperação em busca da sustentabilidade”, onde o Instituto Rede Terra apresenta sua atuação na recuperação de áreas degradadas e implantação de tecnologias sociais.
2010
setembro

MATÉRIA EXCLUSIVA

O programa de Globo Rural, da TV Globo mostrou em matéria exclusiva a experiência da Rede Terra com resgate de sementes crioulas.
2009
outubro

Sagarana – feito rosa para o sertão

Rede Terra apoia a coordenação metodológica do projeto Sagarana, que resultou na consolidação do destino turístico de experiência “Caminho do Sertão: de Sagarana ao Grandes Sertões Veredas”. O caminho é hoje um importante destino turístico de experiência, com roteiros de trilhas de longo curso que permitem reviver obra de Guimarães Rosa e a diversidade cultura da região. Tem ênfase no turismo comunitário, na cultura e na sustentabilidade.
setembro

PREMIAÇÃO

O CREA/Goiás premiou a Rede Terra pela tecnologia social fossa séptica biodigestora implantada no estado de Goiás. CRIAÇÃO DA COOPERATIVA REDE TERRA. Para dar suporte à comercialização dos agricultores familiares o Instituto Rede Terra incubou um empreendimento com este objetivo.
2008
setembro

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

Recebemos a Certificação internacional Project Management for Development (PMD) para gestão de projetos em organizações sociais, institutos e fundações empresariais. São Paulo/SP.
2007
setembro

VISITA INTERNACIONAL

A Rede Terra recebeu uma missão diplomática do México que vieram conhecer as experiências de comercialização.
2006
setembro

MATÉRIA DE CAPA

A Revista Roteiro produziu matéria de capa mostrando as agroindústrias nascidas a partir do trabalho do Instituto Rede Terra.
2005
setembro

HOMENAGEM LEGISLATIVA

A Câmara Legislativa do Distrito Federal ofertou à Rede Terra uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto Rede Terra nas comunidades rurais de Brasília/DF.
2004
setembro

MATÉRIA EXCLUSIVA

Furnas Centrais Elétricas S.A. publicou em seus veículos de comunicação matéria exclusiva mostrando a experiência da Rede Terra na execução de atividades com população de atingidos por barragem.
2003
setembro

MATÉRIA ESPECIAL

O Caderno Campo, do Jornal O Popular, publicou matéria especial sobre as experiências da Rede Terra com a incubação de empreendimentos.
2002
setembro

REPORTAGEM EXCLUSIVA

A revista Globo Rural, da Editora Globo, apresentou reportagem, sobre o trabalho do Instituto Rede Terra no arranjo produtivo local (APL) do alho, batata e cebola.
2001
setembro

MATÉRIA ESPECIAL

O jornal O Sudoeste Goiano produziu encarte especial sobre a experiência da Rede Terra com o desenvolvimento de projetos socioambientais.
2000
setembro

REPORTAGEM EXCLUSIVA

A TV Canal Cooperativo veiculou reportagem mostrando a experiência da Rede Terra com a produção agroecológica.
1999
setembro

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Rede Terra apresenta os resultados de seus projetos no Seminário Internacional de Comércio Justo, realizado pela Cooperativa Sem Fronteiras.
1998
setembro

REDE TERRA

Fundação do Instituto Rede Terra