Solidariedade, honestidades, transparência e princípios de Justiça Social, conduzem nossa forma de atuação

Ao longo de 10 anos de trabalho o Instituto Rede Terra executou projetos e serviços que impactaram positivamente as comunidades onde atuamos. Relacionamos a seguir os últimos projetos que tivemos participação direta na execução.

Prevenção, Mediação e Diálogo e resolução de conflitos.

Objetivo 1: Articular ações efetivas prevenção a eventos de conflitos que ocasionem a interrupção das operações do cliente.

Objetivo 2: Atuar em projetos socioambientais garantindo efetividade na prevenção e resolução de conflitos, produção de diagnósticos territoriais, articulação de estratégias para governança fundiária para a tomada de decisão do cliente.

Objetivo 3: Promover e alimentar periodicamente diagnóstico do ordenamento fundiário e da configuração política local, com realização de projeções sobre a nova dinâmica a ser estabelecida, considerando a operação e os eixos de investimento e intervenções fundiárias do cliente.

Resultados: Subsídios qualificados para o processo de tomada de decisões da empresa e estímulo ao fortalecimento das relações comunitárias e da governança fundiária dos territórios de interesse do cliente.

Projeto Ecoforte

Objetivo: Ampliar o acesso ao mercado orgânico e gerar renda às famílias beneficiárias do projeto em Goiás e no Distrito Federal.

Resultados: Implantação de 75 unidades de referência em produção orgânica, certificação participativa das propriedades e assistência técnica aos agricultores familiares e quilombolas. 

Projeto Sistematizando Tecnologias Sociais

Objetivo: Sistematizar das tecnologias sociais em Goiás e no Distrito Federal, por meio da identificação, avaliação, mapeamento e certificação de propriedades.

Resultados: Monitoramento das Tecnologias Sociais implantadas possibilizando a valorização dos saberes e conhecimentos práticos dos produtores e das comunidades.

Projeto Central de Comercialização da Agricultura Familiar

Objetivo: Modelar uma estratégia de comercialização para os agricultores familiares, qualificando o recebimento e a distribuição, permitindo o aumento da renda e garantindo alimentos de melhor qualidade.

Resultados: Construção e operação de uma central de distribuição de alimentos e uma agroindústria de processamento de frutas, legumes e verduras.

Projeto Redes de Cooperação Solidárias

Objetivo: Fortalecer e expandir da Rede de Cooperação e Comercialização Solidária como estratégia de economia solidaria para a geração de trabalho e renda.

Resultados: Ampliação do acesso ao mercado em 60%, promoção de produtos oriundos de propriedades rurais em fase de transição agroecológica e sistematização dos processos e conteúdos gerados no projeto.

Programa São Bartolomeu Vivo

Objetivo: Recuperar áreas degradadas do bioma Cerrado por meio do plantio de mudas nativas.

Resultados: Implantação de 3 viveiros com capacidade de produção 300 mil mudas nativas do Cerrado e recuperação de 500 hectares de áreas degradadas por meio da produção, plantio e manejo de 1 milhão de mudas nativas.

Projeto Sistemas Agroflorestais (SAF)

Objetivo: Alinhar às estratégias de preservação do bioma Cerrado e diversificação da produção da agricultura familiar, por meio de Sistemas Agroflorestais (SAF).

Resultados: Implantação de 24 unidades de referência de Sistema Agroflorestal (SAF), que irradia conceitos e técnicas aos demais agricultores familiares da região.

Programa Crédito Rural – PRONAF

Objetivo: Elaborar 53 projetos de PRONAF

Resultados: Elaboração de projetos de concessão de crédito no valor total de 2,5 milhões.

Projeto Cadernos da Agricultura Familiar

Objetivo: Sistematizar processos e experiências voltadas à temática da agricultura familiar, com o objetivo de reaplicar em outras regiões do Brasil e compartilhar as experiências.   

Resultados: Sistematização, produção e lançamento dos seguintes materiais sistematizados: 1) Caderno Agroecologia Construindo conhecimento. 2) Caderno Agroecologia: Plante essa ideia. 3) Caderno Agroecologia Colocando em Prática. 4) Caderno Cuidando do Solo. 5) Caderno Manejo de Pragas e Doenças. 6) Caderno Reflorestando. 7) Caderno Garantindo Segurança Alimentar. 8) Caderno Entrando nos mercados. 9) Caderno Organizando Feiras.

Projeto Sistematizando o PNHR

Objetivo: Sistematizar processos, políticas públicas e experiências voltadas a ampliar o acesso ao programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Resultados: Sistematização, produção e lançamento dos seguintes materiais sistematizados: 1) Cartilha Saiba como acessar o (PNHR) Programa Nacional de Habitação Rural e as Tecnologias Sociais. 2) Cartilha – Vamos a Cuidar de Nossa Moradia e Melhorar nossa Qualidade de Vida.

Projeto de Saneamento Básico Rural

Objetivo: Instalar fossas sépticas biodigestoras em comunidades rurais de Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia e Alexânia em Goiás.

Resultados: 600 famílias beneficiadas com a tecnologia social.

Projeto de reaplicação de TS PAIS

Objetivo: Implantar de 250 unidades da tecnologia social PAIS.

Resultados: Instalação, capacitação e assistência técnica às famílias participantes do projeto, aumento da segurança alimentar do público e inserção de 85% das famílias no mercado de feiras livres, PAA e PNAE.

Projeto Balde Cheio de Produção Leiteira

Objetivo: Instalar Unidades Demonstrativas em comunidades de agricultores familiares no entorno da barragem de Corumbá IV em Goiás.

Resultados: 120 famílias envolvidas em 6 Unidades Demonstrativas e aumento da produtividade leiteira em 80%.

Projeto Apicultura no Cerrado

Objetivo: Assistência técnica ao coletivo de apicultores de Cristalina e Cidade Ocidental.

Resultados: 80 agricultores familiares capacitados e distribuição de equipados para a produção apícola.

Projeto de Comercialização da Agricultura Familiar

Objetivo: Articular, mobilizar e prestar assistência ao processo de incubação de uma Cooperativa dos Agricultores Familiares.

Resultados: 263 famílias associadas à Cooperativa e comercialização de 900 toneladas de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Projeto Banco de Sementes Crioulas

Objetivo: Implantar um banco comunitário de sementes agrícolas crioulas da região, com o propósito de garantir autonomia dos agricultores sobre este recurso.

Resultados: 200 famílias beneficiadas e aumento de 30% anual o volume de sementes.

Projeto Planos de Desenvolvimento e Recuperação de Assentamentos

Objetivo: Elaborar, por meio de metodologias participativas, PDAs e PRAs necessários para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos rurais.

Resultados: PDA Vitória em Cristalina/GO com 48 famílias; PDA São Cristóvão em Cristalina/GO com 59 famílias; PRA Cunha em Cidade Ocidental/GO com 63 famílias; PDA Poço Grande em Cristalina com 55 famílias.

Projeto Diversificação produtiva

Objetivo: Prestar assistência na montagem e gestão de agroindústrias familiares (rapadura, farinha de mandioca, embutidos, polpa de frutas e frutas desidratadas) com o propósito de agregar valor da produção.

Resultados: 01 unidade de polpa de frutas, 03 unidades de farinha de mandioca, 03 unidades de fabricação de rapadura e melaço de cana, 01 unidade de embutidos, 02 unidades de frutas desidratadas.

Projeto Rede de Viveiros Florestais

Objetivo: Implantar pequenos viveiros florestais de espécies nativas e frutíferas, com o propósito de atender a demanda regional por mudas, gerando renda para o pequeno agricultor/viveirista.   

Resultados: 05 viveiros de produção de mudas florestais, 150 mil mudas produzidas/ano.

Projeto Sistematização de acesso ao mercado orgânico

Objetivo: Sistematizar processos, políticas públicas, legislação e experiências voltadas ao acesso do mercado orgânico e ao controle social.

Resultados: Sistematização, produção e lançamento dos seguintes materiais sistematizados: 1) Cartilha do Agricultor Familiar do PAIS. 2) Sistemas de Controle para a Garantia da Qualidade Orgânica. 3) Produtos Orgânicos, Sistemas Participativos de Garantia. 4) Controle Social – Na venda direta ao Consumidor de produtos orgânicos sem certificação.

Projeto Sistematização da TS Balde Cheio

Objetivo: Sistematizar processos, políticas públicas e experiências voltadas a execução da tecnologia social Balde Cheio.

Resultados: Sistematização, produção e lançamento dos seguintes materiais sistematizados: 1) Apostila Balde Cheio – Dieta para bovinos leiteiros. 2) Apostila Balde Cheio – Manejo do rebanho. 3) Apostila Balde Cheio – Gestão e Qualidade. 4) Produzindo Sementes Agroecológicas em Sistemas Diversificados de produção. 

BR 040, Km 95 · Bairro JK · Cristalina/GO · CEP: 73.850-000
Tel:(61)3612-2912/3612-6319
contato@redeterra.org.br

logo branca